Por CicloIguaçu
EDITAL PPGTU N.º 157/14
DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana torna pública a realização do Exame de Defesa de Dissertação da mestranda KELLI ANNE FUJIOKA ingressante em março de 2012. A banca ocorrerá no dia 29 de agosto de 2014, às 16h00, no Auditório Newton Stadler, térreo do Bloco 5 da PUCPR (Escola de Direito).
TÍTULO: “DISCURSO HEGEMÔNICO E CONTROVÉRSIAS EM PROJETOS CICLOVIÁRIOS DE CURITIBA”
RESUMO: Como exemplo de cidade baseada no desenvolvimento orientado pelo trânsito (TOD), corredores de ônibus situados ao longo dos seis eixos de alta densidade demográfica (Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde), norteiam o zoneamento urbano de Curitiba desde 1970. Em 1977 esse sistema foi complementado com uma ciclovia que interligou parcialmente Curitiba a Pinhais e, posteriormente, com a implantação de ciclovias na Cidade Industrial. Desde então, áreas com restrições de construção foram utilizadas para expandir a rede cicloviária. Entre 1980 e 1990 ciclovias interligaram parques urbanos construídos em áreas úmidas, com lagos para contenção e controle de inundações. A associação aos parques vinculou as ciclovias a uma rede de lazer e bem-estar. Em 2011, após longo período sem ampliações substanciais, foi implantada uma ciclofaixa de 4 km na área central. No domingo de sua inauguração cerca de três mil ciclistas a utilizaram: trezentos deles pedalando ao lado, fora e em sentido contrário. A Ciclofaixa foi desativada em fevereiro de 2013. Com tudo, essa pesquisa buscou compreender o processo de planejamento cicloviário de Curitiba, bem como identificar seus atores e analisar os efeitos de suas ações em projetos cicloviários, por meio da Construção Social da Tecnologia (SCOT) e da Teoria Ator-Rede (ANT) – métodos que permitem desvelar fatos encadeados em longas trajetórias de desenvolvimento de sistemas sociotécnicos. Como resultados, identificou-se o surgimento e aprofundamento da controvérsia sociotécnica originária da mobilização dos ciclistas, cuja oposição refletiu na reformulação da política da bicicleta em Curitiba. E, ainda, a análise documental e de entrevistas indicaram a emergência de um grupo da sociedade civil organizada, que, pautado em fundamentos técnicos, constituiu a gênese da controvérsia ao questionar pareceres dados como definitivos pelo poder público local. A intensidade da controvérsia sociotécnica em torno da Ciclofaixa de Lazer pode apontar novos rumos da política pública cicloviária curitibana.
PALAVRAS-CHAVE: Transporte público; Ciclovias; Controvérsia; Política pública; Teoria Ator-Rede; Curitiba.
A Banca será composta por:
Presidente: Prof. Dr. Mario Procopiuck (PUCPR – Orientador)
Prof. Dr. Fábio Duarte de Araújo Silva (PPGTU/PUCPR – Membro Interno)
Prof. Dr. Rodrigo José Firmino (PPGTU/PUCPR – Membro Interno)
Profª. Dra. Tatiana Maria Cecy Gadda (UTFPR – Membro Externo)