Categorias
Clipping

Cicloturismo no Paraná

Por Bem Paraná

 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos reuniu ontem, em Curitiba, os maiores especialistas do país na elaboração de rotas de cicloturismo. O objetivo é discutir a implementação de circuitos no Paraná. “O Paraná tem um potencial para o cicloturismo em áreas naturais que, tendo incentivos, ganhará destaque no cenário nacional e internacional”, declarou Antonio Olinto, do Projeto Cicloturismo no Brasil e que viaja o mundo em bicicleta. Já o fundador e presidente do Clube de Cicloturismo no Brasil, Rodrigo Telles, disse que a entidade dará todo o subsídio necessário para a elaboração de circuitos no Paraná.
O encontro contou com a presença do coordenador do projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Carlos Belotto; Eliana Garcia, do Clube de Cicloturismo; Marcelo Castro, da Universidade Estadual de Maringá e Rafaela Asprino, que integra o noticia_373090_img1_8-f1projeto de Cicloturismo no Brasil.

Expertise
Entre os circuitos e guias já criados pelos especialistas estão, o Circuito das Araucárias, Circuito do Vale Europeu, Circuito de Ciclo Turismo Costa Verde&Mar, Circuitos de Cicloturismo – Manual de Incentivo e Orientação para os municípios Brasileiros, Guia de Cicloturismo – Mantiqueira, Guia Caminho da Fé para ciclistas e caminhantes, Guia de Cicloturismo Estrada Real – Caminho Velho, Guia de Cicloturismo Paraná I e Guia Estrada Real – Caminho dos Diamantes e outros. Mais informações:
http://www.clubedecicloturismo.com.br/ e

PROJETO de CICLOTURISMO no BRASIL

Gol de Bicicleta
O Governo do Paraná fez um golaço, e de bicicleta, ao anunciar a obrigatoriedade da inclusão de ciclovias em todos os novos projetos para construção ou duplicação de rodovias no estado. A determinação do governador, Beto Richa, à Secretaria de Infraestrutura e Logística foi aplaudida pelos participantes do 3o Fórum Mundial da Bicicleta – realizado entre os dias 13 a 16 de fevereiro, em Curitiba. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, foi o mensageiro da boa notícia. O 3o Fórum Mundial da Bicicleta agitou Curitiba com uma programação variada, incluindo mais de 80 atividades.

O planeta pede socorro
O clima atípico dos últimos meses serve como um alerta. A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou na última semana um mapa com os principais locais que sofrem com os chamados “Fenômenos Climáticos Extremos”. De acordo com a publicação, o calor que vem ocorrendo no sudeste brasileiro é uma das principais anomalias climáticas do mundo nos últimos meses. Além disso, o destaque também ficou para o forte calor na Austrália, Argentina e África do Sul. Já no hemisfério norte, temos presenciado ondas de frio nos EUA e inundações na Grã-Bretanha.

Reciclagem de lápis e canetas
Todo início de ano, estudantes do país inteiro voltam às aulas com materiais escolares novos e os antigos são descartados no lixo. Para garantir a correta destinação dos resíduos de instrumentos de escrita, a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, promove a ação “Faxina nos Armários”. Para participar basta se cadastrar no site da TerraCycle e formar um time de coleta de instrumentos de escrita para serem reciclados. O time de coleta pode ser formado por pessoas em casa, na empresa, na escola ou mesmo um grupo de amigos. Podem ser enviados lápis, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores e muitos outros itens (de qualquer marca), que não funcionem mais ou estejam quebrados.

Premiação
A “Faxina nos Armários” irá premiar os dez times que mais coletarem instrumentos de escrita até o dia 30 de abril. No ano passado, a ação promoveu a reciclagem de 36 mil instrumentos itens de diversas marcas. Para cada 12g de resíduos (o que equivale ao peso de um lápis ou uma caneta), são doados R$ 0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos, escolhida pelo próprio time de coleta.

Tela Verde
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) ampliou, para 28 de fevereiro, o prazo para o cadastramento de instituições interessadas em participar da 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde. Para fazer a inscrição, basta acessar o link e preencher o formulário. Na última edição, participaram mais de 1,5 mil espaços exibidores espalhados em todo País. O MMA divulgará, após o encerramento do prazo de inscrições, a lista dos espaços cadastrados. A 5ª Mostra está prevista para ser lançada na semana do meio ambiente, comemorada em junho. http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/circuito-tela-verde/item/9873

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *