Clipping Notícias

(Ir e Vir de Bike – Gazeta do Povo) Projeto vai debater ciclomobilidade nas escolas municipais de Curitiba

Por Blog Ir e Vir de Bike – Alexandre Costa Nascimento

Bicicleta e ciclomibilidade devem ser debatidos nas salas de aula de Curitiba

A mobilidade por bicicletas deverá ser tema nas salas de aula da rede pública municipal de ensino em Curitiba. Um encontro realizado na última semana entre representantes da Prefeitura e cicloativistas definiu a realização de um trabalho com as 11 escolas municipais que atendem jovens da sexta à nona série do ensino médio.

escolar-curitibaPor sugestão da secretária de Educação, Roberlayne Borges Roballo, serão realizadas pesquisas com os alunos sobre o uso da bicicleta e atividades educativas sobre mobilidade.

Serão distribuídos aos professores cerca de 3 mil exemplares da cartilha “Pedalando na Cidade“, desenvolvida pelo programa CicloVida da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também serão desenvolvidos materiais sobre segurança no trânsito voltado aos estudantes, em linguagem de histórias em quadrinhos.

“Apresentamos algumas ideias gerais sobre a importância de se pensar a questão do trânsito a partir dos atores mais frágeis, conectar as escolas com as redes cicloviarias, bem como implantar paraciclos e bicicletários no interior das mesmas”, disse o presidente da CicloIguaçu, Jorge Brand.

Na reunião, também foi abordada a necessidade de o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) dar sequência aos projetos para criar rotas seguras para o uso das bicicletas às escolas, além da necessidade de integração do trabalho com as secretarias de Trânsito e Esporte, Lazer e Juventude.