Clipping Notícias

(Sou + Bike) Globo Universidade deste sábado (8) mostra projeto Ciclo Vida, da UFPR

Por Sou Mais Bike

jose-belotto

Durante o mês de junho, o Globo Cidadania está apresentando a série “Mobilidade Urbana”. O primeiro episódio foi exibido no dia 1 de junho, pelo Globo Ecologia, com o tema “desafios do trânsito nos médios e grandes centros urbanos brasileiros”. Neste sábado (8), o Globo Universidade traz o segundo episódio, que destaca a bicicleta como opção para as cidades brasileiras.

A repórter Mariana Queiroz vem a Curitiba e mostra que o nosso sistema de transporte público, que já foi modelo para o país, está defasado. Ela também conversa com o professor José Carlos Belotto, coordenador do projeto Ciclo Vida, da UFPR, e com alunos de pesquisadores da universidade sobre o que a capital paranaense tem feito para propor soluções para os problemas do trânsito nos grandes centros urbanos brasileiro.

Em abril, José Belotto e alunos da UFPR participaram do Paraná TV e mostram um pouco das propostas do projeto Ciclo Vida e do trabalho que tem sido desenvolvido pela equipe multidisciplinar que está envolvida com ele. Um dos destaques é para o simulador disponível no site do projeto, em que qualquer pessoa pode calcular quantas calorias vai perder, quantos quilos de gases poluentes vai deixar de jogar na atmosfera e quanto vai economizar se usar a bicicleta como meio de transporte.

Agora, todo o Brasil vai poder conhecer o Ciclo Vida e ver como Curitiba está agindo para melhorar a nossa mobilidade urbana.

O Globo Universidade vai ao ar neste sábado, a partir das 7h10, dentro do Globo Cidadania. Não perca!