Categorias
Notícias

Exposição Bicicletas & Design está aberta para visitação

Nessa semana, durante o mês da bicicleta, o Programa Ciclovida UFPR, em parceria com a Ciclo Iguaço e a Bicicletaria Cultural, está promovendo a exposição chamada Bicicletas e Design.

A inauguração aconteceu às 19h da última segunda feira (17) e contou com a presença do coordenador do Programa Ciclovida José Carlos Belotto, a coordenadora do Núcleo de Psicologia do Trânsito Professora Iara Thielen, o professor do curso de Design Ken Ono Fonseca e a diretora do Setor de Humanas da UFPR Professora Maria Tarcisa Silva Bega.

A exposição conta com 16 bikes de diversos modelos e idades, e 39 fotografias relacionadas ao uso da bicicleta. As fotos são de autoria dos fotógrafos: Jaime Vasconcellos, Karla Keiko e Daniel Caron.

O dono desse acervo de bicicletas é o Cícero Baggio Junior, entretanto a exposição conta apenas uma amostra de sua coleção, ele possui 80 bikes. A bicicleta mais antiga que está exposta foi fabricada em 1943.

Na exposição pode-se participar de um simulador online que calcula o dinheiro economizado, as calorias e o tempo gastos, além da diminuição de poluentes, para quem trocar seu transporte diário por bicicleta.

 

O colecionador

Baggio começou a se interessar por bicicletas em 1998, quando era cadeirante. Ele conta que começou a andar de bike para recuperar o equilíbrio: “Eu estava fazendo fisioterapia, entretanto chegou o período de férias e eu tive que parar, descobri que andar de bicicleta era uma boa maneira de eu continuar me exercitando.  Levei muitos tombos, claro, mas me ajudou demais”.

A coleção conta com bicicletas que chegam a custar mais do que um carro popular, mas questionado sobre se venderia sua coleção, Baggio é enfático: “Não. Elas não tem preço”.

Serviço

Dias da exposição: 17/set a 21/set

Horário de Funcionamento: 15h30 às 20h

Local: Reitoria – Prédio D. Pedro I – Sala Arte & Design  – térreo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *